Skate para leigos

Esses dias me questionaram se podiam adquirir somente a madeira do skate, ou seja, o shape. A resposta foi “sim você pode, mas não se esqueça de comprar a lixa”, isso gerou uma segunda pergunta:  “a lixa não faz parte do Shape?”

Para você que anda de Skate a algum tempo, pode parecer que as perguntas são básicas, mas existem pessoas que não sabem, porque nunca andaram de Skate.

Agora vou explicar para as pessoas que não andam de skate o que ele é (particularmente pra mim skate é vida) e como é composto (peças).

O skate é (ver definição de dicionário), sendo composto por diversas partes, sendo as mais importantes:

Shape: madeira onde o skatista coloca os pés, esta madeira é composta pela colagem de várias lâminas finas de madeira, geralmente 7 lâminas. É no Shape que as demais peças são fixadas para que o skate tome forma.

SHAPES NK2 NEW SKULL GOLD 32X8.5X14.5
Shape New School

Lixa: é indispensável para o skate, pois com ela o calçado do skatista tem mais aderência no shape e evita que ele escorregue, elas são auto adesivas para que possam ser coladas no Shape.

lixa-fkd-black-bones-33-x-9

Truck ou eixo: são as peças onde as rodas são colocadas, eles são importantes para dar equilíbrio ao skatista. O truck ou eixo serve também para direcionar o skate, pois não é necessário levantar a parte frontal do Shape para virar o skate. Obs.: é necessário um par de trucks para se montar um skate.

truck-venture-polished-5.8-hi-3

Parafusos de base: é utilizado para prender os trucks no Shape, eles são os responsáveis por unir essas peças para dar forma ao skate.  Obs.: São necessários 8 parafusos com porcas para se montar um skate.

parafuso-base-crail-nacional-3

Rolamentos: são os responsáveis por fazer o skate andar, sem eles as rodas não teriam como rodar e fazer o skate andar. Você não os vê, mas os rolamentos estão lá dentro das rodas. Exemplificando, se você pensar em um carro, onde os rolamentos são as rodas e as rodinhas são os pneus, ficará mais fácil para entender. Obs.: São necessários 8 rolamentos para se montar um skate.

Rodas: são as peças que tem contato com o solo, elas e os rolamentos são as peças responsáveis por fazer o skate andar. As rodas fazem com que o skate ande mais suavemente e diminuem/amortecem o atrito do skate no solo. Obs.: São necessárias 4 rodas para se montar um skate.

DSCN2233

 

Essas são as peças básicas para montar um skate, mas ainda existem outras peças que podem complementar o skate, que são:

Pads: são colocados entre o Shape e os trucks, isso faz com que a distância entre o Shape e o chão aumente. Geralmente os pads são utilizados quando o skatista usa rodas maiores, assim as rodas não pegam na parte de baixo do Shape. Obs.: São utilizados 2 pads para se montar um skate.

pads

Grabs: são colocados na parte debaixo do Shape, mais próximo as bordas, na posição vertical e entre as rodas. Os Grabs servem para deslizar mais o Shape em bordas e canos, pois o atrito é reduzido devido ser menor o contato com a superfície. São utilizados 2 grabs para se montar um skate.

graber

Da junção dessas peças nasce o skate, geralmente os skatistas preferem comprar as peças soltas, pois compram as medidas, tamanhos e especificações que procuram, mas aí já é outra matéria.

Pronto, agora que você já sabe mais sobre o skate só precisa sair da internet e fazer um role.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou têm outras dúvidas entre em contato conosco será um prazer esclarecer!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s